Fundado em 04/07/2001
Curitiba - Paraná - Brasil

contato:

Site dedicado aos Sky Riders e a todos que já participaram de nossos encontros, eventos e ou atividades

O Ponto de encontro entre os amigos Sky Riders.
Paraquedistas e/ou Motociclistas, ou ainda para aqueles que simplesmente são amantes de atividades ao ar livre.
( 29/01/15 RC )
5 visitantes no momento

Teste das estatisticas do Site
 km
desde 25/05/2004

EXPEDIÇÃO:  Curitiba - Atacama - Machu Picchu de Moto - 2000-2001


EXPEDIÇÃO: Curitiba - Machu Picchu de Moto

Relato de viagens Integrantes SKY RIDERS e Amigos. 

Quem Foi: 
Rogério Caggiano " Peruca " - Integrante SKY RIDERS
Rubens Portella  - Integrante SKY RIDERS
Jorjos  - Integrante SKY RIDERS
Val
Daniel

Roteiro Inicial:

Comentários:
Dezembro 2007
Amigos, esta foi uma viagem que realizamos entre Dezembro de 2000 e Janeiro de 2001 foram momentos alegres - alguns sacrifícios e suor mas muito compensador.
Tivemos várias datas para o inicio da viagem.. e acabamos saindo de Curitiba, no dia  24 Dezembro de 2000 ( Domingo ) e retornamos a Curitiba no dia 19 de Janeiro de 2001. ( Sexta Feira ) - Foram um total de 27 dias de viagem...

 
Tudo teve início no dia 08 Abril 2000, durante conversa entre Portella e Peruca num barzinho ( Nindo's bar - Vista Alegre ), quando o Portella mencionou que iria a Machu Picchu de Moto no final daquele ano.... Pronto - foi dado a largada - pois o interesse fo naquele exato momento...
Durante o ano tivemos vários encontros, sentamos e papeamos diversas vezes,
O primeiro foi em 25 Maio 2000 - no Le Picanha - na frente do Cemitério Municipal de Curitiba, onde inicialmente teríamos outras pessoas que iriam viajar conosco , mas os planos de cada um acabam mudando assim como algumas datas, e os cancelamentos de viagem acabam sendo inevitável.
Inicialmente iríamos em 5 pessoas
Peruca ( SKY RIDERS ); Portella ( SKY RIDERS ); José Vicente ( SKY RIDERS ); Val e José Augusto " Véio".
Depois disso tivemos outros encontros - atualizar rota - ver mapas - preparativos etc..
Atualizações no decorrer....

EXPEDIÇÃO: Curitiba - Machu Picchu de Moto  2000 - 2001

FOTOS E DIÁRIO DA VIAGEM:

Diário de Bordo - Primeiro Relato

O que fizemos, onde estamos, pra onde vamos !!!

Dia - 24 Dezembro 2000 - Domingo:  1º Dia
Preparativos para a saída..
Chuva em Curitiba...  normal...  marcamos a saída bem cedo e o encontro foi num posto de gasolina na Avenida das Torres.
O Val trouxe uma champagne para comemorar o início da viagem, conhecí o Jorjos ali mesmo no Posto de Gasolina, e o Daniel já era um velho conhecido da época de Faculdade - Ed. Física - PUC. 
Nós cinco já estávamos reunidos além de algumas namoradas presentes...estávamos prontos
e após algumas fotos - saímos de viagem - Eram 07:00 horas da manhã...
Rogério "Peruca"; Rubens Portella; Val, Jorjos e Daniel.
Naquele dia Percorremos um total de 900 km neste dia.. e acabamos dormindo num Hotel em Posadas - Argentina.
Saindo de Curitiba, passando pela Lapa entre outras cidades..
Após percorrermos 366 Km.acabou a gasolina da moto do Val - que havia colocado na reserva, mas pensou que iríamos chegar antes num posto de gasolina...
Falha nossa ... hehe ou seja - falha dele de nem ter nos avisado que sua moto havia estrado na reserva.. tira gasolina daqui e dalí e pronto, na estrada novamente...
 
1º Abastecimento da viagem:
Passamos, por Palmas etc..( onde abastecemos  - Posto Tia Joana - Km 64 - Petrobrás ) às 12:45 horas. Logo em seguida paramos para almoço na Lanchonete e Restaurante Rincão.
 
Fronteira - Brasil Argentina:   Barracão / Dionísio Cerqueira.
Usamos a Divisa do Brasil com Argentina, em Dionísio Cerqueira - Distante a 562,6 km de nosso ponto de saída em Curitiba.
Na Aduana foi tudo bem, em pouco tempo, já estávamos na Argentina...
Não esquecendo é claro de fazer antes a declaração dos objetos eletrônicos - máquinas fotográficas - GPS etc.
 
2º Abastecimento da viagem:
No Posto de gasolina ( Esso) na cidade de El Dorado - Argentina - Já havíamos rodado 891 km
Chegamos em Posadas - Argentina e procuramos um Hotel Achamos um e acabamos ficando nele mesmo: Hotel Anacapri.
Após iniciarmos a primeira de muitas rotinas hehe ou seja .. tirar o capacete,  tirar toda aquela roupa de moto, jaqueta, colete, calça, botas... respirar um pouco melhor e mais leve e iniciar a retirada de todas as coisas da moto, alforges, bauleto - bolsa de tanque, mochila, carregar em várias viagens tudo para o interior dos quartos. 
 
FELIZ NATAL:
Saímos para dar um volta e achar algo para comer pois afinal era véspera de Natal e acabamos ficando num posto de gasolina mesmo, tipo uma lojinha de conveniências... e logo após meia noite, voltamos para o hotel.
 
Total percorrido no 1º dia: 901,2 km.

1ª Pernoite – Entre os dias 24 a 25 Dezembro 2000
Cidade - Local:  Posadas – Misiones - Argentina
Hotel Anacapri: 
Endereço: Av. Uruguay, 6057   ( La Rotonda ) Reservas:  Tel / Fax ( 03752 ) 453974 / 452877
Pagamos: ???
Garagem para Motos:  Sim ... Colocamos as motos no interior do hotel – Pátio Interno ao ar livre.
Obs. Ap. com Banheiro internos – local bom e com café da manhã.

 
Dia - 25 Dezembro 2000 - Segunda Feira: NATAL - 2º Dia
Saída bem cedo de Posadas - Argentina
Após o café da manhã, vem o início de outra rotina, verificar as motos, óleo nas correntes, verificar nível de óleo do motor - apertar parafusos se necessário, ajuste de correntes... logo em seguida trazer todas as coisas do quarto, colocar tudo nas motos, Bauleto, alforges, mochila, bolsa de tanque, colocar toda a roupa adequada para a viagem,calça, botas, jaqueta, colete, capacete..luvas e pronto - 3 kilos de suor depois já estou pronto para sair de viagem hehe.
 
Pézinho lateral - DR 800....
Foi neste instante que tive um problema com o péznho lateral de minha moto, onde entortou     ( Eu havia colocado outro pézinho - pois havia baixado a altura de minha moto - DR 800 e como ficou muito baixo - tive que adaptar outro.. que acabou não aguentando ) foi um drama até chegar na cidade de Salta, pois a cada parada para abastecer, eu tinha que ficar na moto até todos abastecerem ou deixar a moto encostada em paredes ou pedir para alguém após abastecer segurar a minha moto para eu poder ir ao banheiro - esticar as pernas etc..
 
2º Abastecimento da viagem:
Em Posadas mesmo - bem próximo ao Hotel onde ficamos.
 
3º Abastecimento da viagem:
Posto Shell - Na estrada.
 
4º Abastecimento da viagem:
Posto YPF -  na Estrada
Seguimos viagem passando por Corrientes, ponte.. Fiquem espertos pois logo em seguida se não tomar cuidado acaba indo reto na estrada.. tem que observar - pois a estrada que queríamos entrar a direita... o cruzamento é basicamente uma esquina, coisa bem simples e fácil de perder.
Como esta estrada seria um retão de mais de 500 km teríamos que manter as motos abastecidas.. paramos logo em seguida para abastecer novamente - quase 20 km do posto anterior..
 
5º Abastecimento da viagem:
Posto Shell -  Em Corrientes..
 
Já na estrada - Passamos por Presidente Roque Saez Pena onde abastecemos.
6º Abastecimento da viagem:
Posto Shell -  Em Roque Saez Pena _ Argentina

Pampa del inferno:
Este trecho da viagem é um calor enorme, retão de asfalto onde de vez em quando tem uns bolsões de areia na estrada... e é claro muitas borboletas amarelas.. mas são muitas mesmo... a viseira do capacete ficava bombardeada a todo instante - para para limpar nem precisava, pois em seguida seria outras borboletas... hehe

 
7º Abastecimento da viagem:
Em Monte Quemado - Argentina
 
Mais estrada... mais calor. mais borboletas..
 
Chegamos para pernoite em Joaquim V. Gonzales - Argentina
Início daquela rotina toda - roupas e bagagens hehe, e eu ainda tinha uma tarefa extra, sim, aquele problema do pézinho da minha moto.
 
Total percorrido no 2º dia: 933,5 km

2ª Pernoite – Entre os dias 25 e 26 Dezembro 2000
Cidade - Local: Joaquin V. Gonzáles – Argentina
Hotel ?????   Endereço: Reservas: Pagamos: ??
Garagem para Motos:   Não...
Colocamos a Moto no interior do hotel, entrando pela porta da frente, passando por um saguão e colocando num espaço pequeno ao lado num  ( Jardim interno ).
Obs. ???

Dia - 26 Dezembro 2000 - Terça Feira:  - 3º Dia
A idéia era sair bem cedo de Joaquim V. Gonzales, mas o posto de gasolina estáva fechado e tivemos que esperar para abrir...
 
8º Abastecimento da viagem:
Joaquim V. Gonzales -
 
Basicamente 220 Km depois chegamos em Salta - Argentina, parada para fotos de nossa chegada.. e eu sem poder sair da moto - foi foto assim mesmo hehe..
Procuramos pela cidade um local onde fica e após pergunta daqui e dali achamos um local..  Um albergue, onde nem foi pedido e muito menos necessário para descontos... a carteirinha de Albergue que fizemos ...na frente deste Hostal Travellers, havia uma equipe de rádio fazendo entrevistas e acabamos dando as nossas entrevistas também, cada um falou um pouco...
Aproveitamos o dia para dar uma voltas pela cidade, ajustar as motos - óleo - corrente etc.  fomos numa loja de moto peças - muito boa, e também fui arrumar o pézinho de minha moto - encontramos através de indicação um local muito bom - bem limpo , onde soldaram e fizeram reforços neste pézinho e acabaram nem cobrando nada.. gente fina.. anotem  o local:
ESCAPE LIBRA - Calle Zabala, 834 - Nome da pessoa: Benjamin Recaman - Valeiu e muito obrigado pelo atendimento..
Ainda naquele dia aproveitamos para conhecer a cidade - alguns locais - bondinho - topo de uma montanha, com vista para a cidade, e fomos procurar galões, para gasolina extra, durante a viagem, pois no dia seguinte iríamos iniciar a travessia dos Andes..
Fomo num posto de gasolina - aproveitamos para lavar as motos e alí mesmo, havia num canto uma pilha de galões vazios , pedimos e nos deram - escolhemos os menos feios hehe. e pronto -após algumas lavadas, já tínhamos nossos galões extras de gasolina para viajar...

3ª Pernoite – Entre os dias 26 e 27 Dezembro 2000
Cidade - Local: Salta - Argentina
Hostal Travellers:    Endereço:  San Martin, 104 – Salta
Reservas: Tel/ Fax:  ( 54 - 0387 )  4319247 / 4214772
E-mail: 
travellers@hotmail.com   
Pagamos: 8,00 dólares por pessoa
Garagem para Motos: Sim...
Pátio interno com e sem Cobertura entre os varais de roupas.
Obs. Albergue com beliches, quartos coletivos,  banho fora do quarto.

 
Dia - 27 Dezembro 2000 - Quarta Feira:  - 4º Dia
Saímos de Salta para iniciarmos a nossa subida pelos Andes - Travessia...
 
9º Abastecimento da viagem:
Posto YPF  - Em Salta - Argentina 
 
Após rodarmos 24 Km até Quijano.... é deste ponto em diante que realmente inicíava o Rípio..
Início da Estrada. início da Travessia dos Andes, início das fotos hehe...
A paisagem começa a mudar - região desértica, subidas - poeira - o som do motos das motos começam a ficar diferentes.. a velocidade também, cactos enormes na beira da estrada.
De vez em quando algumas paradas, e mais fotos..  foi então que as 2 Motos Yamaha... SUPER TENERÉ 750, começaram a dar problemas - devido a carburação dupla etc e mais etc..  a moto do Jorjos foi a que deu mais trabalho... teve sérios problemas da moto morrer - empurrar etc... empurramos várias vezes a moto dele, suamos bastante  hehe..
 com isso a viagem foi ficando um pouco atrazada do previsto inicial.
 
Passamos por um local onde paramos para visitar = Museo de Sitio - Santa Rosa de Tastil          ( Plaza Moises Zerpa ) - Vista ao local - Contribuição $1,00.    ( 3.100 mts de Altitude ).
 
Chegamos em San Antonio de Los Cobres... paramos num restaurante, comemos algo e depois fomos abastecer no único posto de gasolina que havia na cidade..
E de longe avistamos um grupo de pessoas neste posto com Jippes - Land Rovers...  e logo reconhecemos as Bandeiras do Brasil.. era uma expedição Brasileira onde haviam várias pessoas, onde acabamos nos vendo na estrada e depois em San Pedro de Atacama e Geisers etc...
 
Detalhes deste grupo: Alguns apresentavam um mal estar por motivo da altitude, eles estavam abastecendo e também combustível extras para ajudar a outro amigos do mesmo grupo que estavam na estada com problema em outro Land Rover. e durante uma marcha a ré em um destes Land Rovers - adivinha - o rapaz não viu e acertou um ferro de construção.. e o Pneu estourou na hora.. maior estrondo..  lembrem-se deste motorista pois mais tarde a coisa piorou ainda mais com ele.. em San Pedro do Atacama. a caminho dos Geisers..
 
10º Abastecimento da viagem:
Posto YPF  - Em Salta - Argentina 
Posto de Gasolina em San Antonio de Los Cobres:
Pois é, não havia gasolina no posto e iria demorar horas ou dia para ter  combustível disponível... ninguém sabia informar ao certo.. mas pelo menos conseguimos uma informação - na mesma rua a 2 quadra do posto havia uma casa - onde eles vendiam gasolina ( Estocada num quarto - cheio de galões )... Não pensamos duas vezes e corremos para o lugar - acabamos conhecendo um outro casal com o mesmo problema que nós.
 
Ismael e sua esposa, estavam viajando numa Moto BMW GS vermelha.. onde também nos encontramos várias vezes em San Pedro de Atacama e nos locais de visitação etc.. que mais tarde perdemos contato e anos após nos encontramos via Internet e também via Clube DR 800 - Ismael reside em Americana - SP.
 
Voltando ao abastecimento, para quem nunca bebeu gasolina, esta é uma oportunidade ideal, e de testar seus métodos de medições também.,  - Pois tirar a gasolina primeiro dos galões maiores e colocar em baldes - tentando medir os litros.. e depois dos baldes direto para outro galão menor e ou direto para o tanque da moto - via Mangueira hehe... lembrou bastante os meus tempos de abastecimento em aviões para  as demonstrações de pára-quedismo pelo interior do Paraná hehe..
 
Finalmente saímos de San Antonio de Los Cobres...
 
As 2 Motos SUPER TENERÉ, voltaram a dar trabalho...  Quem ais sofreu foi o Jorjos mesmo e nós... no decorrer da viagem o Daniel foi se distanciando e sumiu, só o encontramos muito tempo mais tarde, já parado e nos esperando na Aduana - Divisa com o Chile.
 
LAS BARRANCAS:
Com estes imprevistos e com ordem da Aduna -  tivemos que interromper a nossa viagem naquele dia, e papo daqui e dalí, acabamos convencendo e ficamos hospedados em Las  Barrancas
 
Total percorrido no 4º dia: 293,8 km

4ª Pernoite – Entre os dias 27 e 28 Dezembro 2000
Cidade - Local:  Andes – Divisa: Argentina – Chile
Alojamento Militar em  Las Barrancas:
Endereço:  Ruta 51 ( 294 km de Salta – Argentina, e 222 km de San Pedro de Atacama – Chile).
Reservas:  Não tem, na verdade é  proibido. Foi conversado e devido a hora conseguimos ficar.
Pagamos: 5 dolares –  Taxa de aduana.
Garagem para Motos:   
Colocamos dentro de um “Hangar” – Barracão.
Obs. Alojamento Militar – Aduana – Argentina – Chile – quartos com beliches  e banheiro fora do quarto.

 
O Pôr do sol e o visual a noite era de uma beleza enorme, estrelas o colorido etc.. e também bastante frio.
 
Dia - 28 Dezembro 2000 - Quinta Feira:  - 5º Dia
A idéia seria sair bem cedo novamente - Às 06:00 da manhã....

Mas tivemos alguns imprevistos... e lá Pelas 08:40 horas, o frio era de 5 graus - marcava o termômetro em Las Barrancas.]

Tudo pronto para sair, tudo nas motos e.. a Moto do Daniel não pegou de jeito algum -  - empurra daqui e empurra dalí, haja fôlego pela manhã e também por causa da altitude e após algumas tentativas . não faltaram língua para fora hehe... Desmonta daqui e dalí - troca as velas e pronto - funcionou - viva.. ufa!! vamos seguir viagem... Estas SUPER TENERES são ótimas motos mas nos Andes.. em grande altitudes tem que tirar filtro de ar etc. ..  tem que ficar esperto senão fica na mão mesmo - digo estrada..

Saímos de Las Barrancas às 08:50 horas... e logo em seguida nova parada para fotos a quase 21 kilometros dalí tem as placa - " BIENVENIDOS A CHILE " - É Uma das DIVISAs - ARGENTINA - CHILE...

A 33 Km de Las Barrancas - nova parada, ADUANA... outro lugar obrigatório de parada e vistorias. 

Término do Rípio - Início de Asfalto - Socaire - Chile
CUIDADO - um pouco antes de chegar em Socaire tem uma curva fechada e pergigosa....

11º Abastecimento da viagem:
Em Socaire - Chile   achamos uma casa - basicamente mesmo estilo daquela em San Antonio de Los Cobres, para abastecer... Galão, balde, mangueira...
 
Almacen EL LACO - numa ruazinha de terra tipo 4 a 5 quadras da estrada... 
estávamos a 133 Km de Las Barrancas  e 260 km de San Antonio de Los Cobres.

Se soubéssemos deste abastecimento caseiro nem precisava ter levado galão extra de gasolina na moto - além do risco em sí do combustível e evaporação - tem o problema de vazamento - que pode danificar a pintura - foi o que ocorreu na pintura de meu Bauleto, onde vazou um pouco da gasolina do meu galão extra...

Desta ponto em diante, passando por Toconao e chegando até San Pedro de Atacama, encontramos asfalto de boa qualidade, rípio novamente, asfalto de péssima qualidade, onde havia dúvida de ser asfalto ou não .e depois asfalto de boa qualidade novamente.
 

Chegando em San Pedro de ATACAMA
Aduana:
Na estrada - chegada da cidade tem uma ADUANA, mais vistorias daqui e dalí.. esperamos bastante, pois havia um onibus recém chegado na nossa frente....

Na cidade em sói procuramos por várias opções de hoteis e pousadas, acampamentos etc.. a indicação que eu tinha era de uma revista recém lançada no Brasil sobre este trecho da viagem etc.. mas o hotel não existia mais..
O Daniel, Val e Jorjos acabaram ficando num Camping... " CUNZA " 
Eu e o Portella acabamos ficando numa pousada = SONCHEK - a diferença seria pouca e poderíamos deixar as coisas no quarto com menor preocupação. Saímos a caminhar pelas ruas - trocar dolares... e procurar agência para utilizarmos em tour para os atrativos ao arredor da cidade etc...

Acabamos fechando negócio a 7,000 pesos por pessoa - ( Pacote - Geiseres )
TURISMO EL SOL - Calle Tocopilla, 432-A

À noite fomos num barzinho bem legal e bem famoso  = ABOBE  - Caracoles, 211

5ª e 6ª Pernoites – Entre os dias 28 e 29;  29 e 30 Dezembro 2000
Cidade - Local: San Pedro de Atacama - Chile
Hostal Sonchek Café:
Endereço: Calle Calama 370,  Esquina com  # Gustavo Le Paige ( ex Antofagasta )
Reservas: tel.  056 – 55 - 851112  
Pagamos:  9000  Pesos o quarto  ( duas camas ). Rogério e Portella
Garagem para Motos:   Sim, 
Pátio interno com entrada pelos fundos, ou entrando com as motos pela porta da frente, e colocando as mesmas num pátio interno ao ar livre.
Obs. Quartos com beliches, e banheiro externo.

Segunda opção:
Camping  CUNZA
Pagaram 2000 Pesos por pessoa – Barraca – Val, Jorjos e Daniel.
Garagem para Motos: Sim
Pátio ao ar livre ou colocando as motos no local coberto para as barracas caso haja espaço.

Atualizações no decorrer...   -

Fotos: Parte 01

 
Atualizações no decorrer....
 
 
Dia - 19 Janeiro 2001 - Sexta Feira: 27º Dia - Último dia da viagem.
Saímos de Presidente Venceslau - SP - às 09:50 horas.
Atualizações no decorrer....
Chegamos em Curitiba - na Pizzaria Atolini ( Champagna) às  19:50 horas.
 

FOTOS:  Galeria de fotos 



A última atualização desta página foi feita em:   21 Janeiro  2008  - 09:45  Horas.  RC

 
 

Sky Riders
Adicionar aos Favoritos
Definir como Página Inicial
Recomende nosso site à seus amigos !


Pesquisa personalizada

SKY RIDERS BUSINESS
 

REJANE CAGGIANO
Marcas & Patentes
 

SKY BLOG


 



Última atualização em: 
13 Dezembro 2016 às 23:40 hr RC